Curso Técnico em Adminstração

O TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO é o profissional que adota postura ética na execução da rotina administrativa, na elaboração do planejamento da produção e materiais, Recursos Humanos, financeiros e mercadológicos. Realiza atividades de controles e auxilia nos processos de direção utilizando ferramentas da informática básica. Fomenta ideias e práticas empreendedoras. Desempenha suas atividades observando as normas de segurança, saúde e higiene do trabalho, bem como as de preservação ambiental.

 

MERCADO DE TRABALHO
Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Ao concluir os MÓDULOS I, II e III, o TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO deverá ter construído as seguintes competências gerais:

  • aplicar conceitos de gestão financeira e calcular valores, utilizando-se de equipamentos e sistemas específicos, elaborando planilhas de custos de fabricação, preço de venda e orçamentos;
  • atuar com proatividade na identificação de problemas, equacionando soluções por meio de uma visão sistêmica da organização;
  • refletir e atuar criticamente na área de produção e de materiais, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva;
  • desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  • desenvolver capacidade para elaborar, programar e consolidar projetos em organizações, por intermédio das diretrizes do planejamento estratégico, tático, operacional e do plano diretor, este aplicável à gestão organizacional;
  • interpretar a legislação que regula as atividades de produção, prestação de serviços e de comercialização, tais como as normas referentes aos direitos do consumidor, aos contratos comerciais, às normas de higiene e segurança, ao comércio exterior, às questões tributárias e fiscais;
  • criar e identificar oportunidades para prática e aplicação da sustentabilidade por meio das estratégias das empresas;
  • gerenciar o relacionamento interpessoal, empregando as tecnologias da informação e comunicação;
  • comunicar-se nos diversos contextos profissionais em língua portuguesa e inglesa, utilizando terminologia própria;
  • utilizar os instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os procedimentos dos ciclos: de pessoal; de recursos materiais; tributários; financeiros; da produção; da higiene e segurança do trabalho; de marketing; da logística empresarial.

 

ATRIBUIÇÕES/ RESPONSABILIDADES

  • Elaborar planilhas de custos de produção.
  • Elaborar relatórios gerenciais.
  • Controlar orçamentos e fluxos financeiros.
  • Analisar índices de produtividade.
  • Atuar dentro dos preceitos da ética e da cidadania organizacional.
  • Pesquisar e estudar as viabilidades econômicas e financeiras para efeito de planejamento empresarial.
  • Auxiliar na elaboração de estratégias de marketing institucional sustentável.
  • Aplicar conhecimentos sobre tecnologia ambiental.
  • Aplicar técnicas de negociação.
  • Utilizar de forma ética a legislação que regula sua atuação profissional.
  • Comunicar-se em língua Portuguesa e em língua estrangeira, nas atividades profissionais.
  • Elaborar processos de distribuição de produtos e/ ou serviços, em conformidade com a legislação vigente.
  • Elaborar planilhas eletrônicas para tomada de decisões gerenciais.
  • Planejar ações de logística para agregar valor ao produto e/ ou serviço, com redução de custo e de impactos ambientais.
  • Trabalhar de acordo com normas de saúde e segurança do trabalho.

 

Fonte: Plano de Curso