Técnico em Marketing integrado com Ensino Médio

O TÉCNICO EM MARKETING é o profissional ético que colabora na elaboração do plano de marketing da empresa, de acordo com seu ramo ou porte, tendo a competência aliada ao domínio técnico e no planejamento e implementação de ações de vendas e ações de mercado. Executa tarefa de análise das vendas, preços e produtos. Operacionaliza as políticas de comunicação da empresa: fidelização de clientes, relação com fornecedores ou outras entidades. Operacionaliza políticas de apresentação dos produtos no ponto de venda. Executa o controle, estatísticas e operações de telemarketing. Participa na elaboração e na realização de estudos de mercado, interpreta e aplica a legislação da área.

MERCADO DE TRABALHO

  • Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
  • Comércio e empresas de consultoria.
  • Profissional autônomo.

Ao concluir as 1ª, 2ª e 3ª SÉRIES, o TÉCNICO EM MARKETING deverá ter construído as seguintes competências gerais que seguem.

  • Identificar sistema de informação marketing. Identificar os parâmetros mercadológicos da nova economia.
  • Analisar perfil e comportamento do consumidor.
  • Analisar e avaliar os ambientes externos e internos.
  • Avaliar e analisar os dados de pesquisas de mercado para a tomada de decisão.
  • Participar na elaboração do plano de marketing.
  • Planejar o processo de vendas.
  • Reconhecer e analisar o mercado consumidor quanto à expectativa de demanda do produto ou serviço para tomada de decisões.
  • Interpretar a legislação e os códigos de ética profissional nas relações pessoais e profissionais.
  • Identificar a organização e seus processos de comercialização.
  • Relacionar as estratégias de marketing com a estratégia empresarial.
  • Identificar e analisar, os efeitos e influências no composto de marketing.
  • Pesquisar, organizar e analisar dados relevantes para as atividades e comercialização no mercado, tais como público-alvo, produto, concorrência, preço, demanda, e ponto de venda.
  • Identificar e interpretar a legislação que regula as atividades de comercialização, tais como as normas referentes aos direitos do consumidor, aos contratos comerciais, às normas de higiene e segurança.
  • Criar e identificar oportunidades para prática e aplicação da sustentabilidade através das estratégias das empresas.
  • Conceber técnicas e ferramentas mercadológicas diferenciadas para atração de clientes/ consumidores.
  • Gerenciar o relacionamento com os clientes, empregando as tecnologias da informação e comunicação.
  • Elaborar e interpretar relatórios financeiros.
  • Elaborar, aplicar e interpretar pesquisas mercadológicas.
  • Criar e produzir variadas estratégias de comunicação com o mercado.
  • Selecionar a mídia adequada correlacionando características e tendências do mercado.
  • Comunicar nos diversos contextos profissionais em língua portuguesa, inglesa e espanhola, utilizando terminologia própria.
  • Atuar de maneira autônoma com responsabilidade e ética profissional.

ATRIBUIÇÕES/ RESPONSABILIDADES

  • Auxiliar na elaboração de estratégias de marketing.
  • Auxiliar na elaboração no plano de marketing.
  • Realizar estratégias de marketing e vendas de forma ética.
  • Desenvolver a comunicação com o mercado.
  • Identificar o comportamento de consumidores.
  • Interpretar, organizar e controlar o estoque e distribuição de produtos.
  • Aplicar conhecimentos sobre tecnologia ambiental.
  • Aplicar técnicas de negociação.
  • Participar, organizar e auxiliar o processo de vendas.
  • Realizar vendas internas e externas.
  • Conhecer ferramentas de comunicação.
  • Pesquisar, analisar e administrar as variáveis de mercado.
  • Conhecer e utilizar as legislações vigentes de mercado.
  • Utilizar aplicativos informatizados.
  • Interpretar textos em nomenclaturas vernácula e estrangeiras.
  • Acompanhar o processo de distribuição e armazenagem de produtos.

Competências gerais do ENEM (Matriz de Referência para o Exame Nacional do Ensino Médio)
Eixos cognitivos (comuns a todas as áreas de conhecimento)

I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

 

Fonte: Plano de Curso